Distúrbios de Imunidade

Desordens do sistema imunológico podem ser hereditárias ou adquiridas, e precisam ser avaliadas por um especialista em Alergia e Imunologia. Distúrbios como candidíase de repetição, infecção urinária recorrente e herpes simples de repetição podem ser resolvidos através de tratamentos de imunoestimulação inespecíficos.

Candidíase Crônica

O que é Candidíase?
Existem muitos fungos que habitam o corpo humano, dentre eles o mais comum é a Candida albicans. Este fungo vive principalmente na boca, pele e trato digestivo, sem nos causar qualquer problema.

Homens, mulheres e crianças possuem o fungo em seu corpo. Porém, às vezes, há um desequilíbrio da flora, e as condições passam a ser favoráveis para o crescimento descontrolado deste microorganismo, nos causando uma infecção oportunista conhecida como candidíase.

A infecção pode ocorrer em qualquer lugar onde o fungo pode ser encontrado:

  • Pele, particularmente em regiões de dobras como axila, virilha e região inframamária
  • Região perineal: vulva e vagina no caso das mulheres, e prepúcio e glande no caso dos homens (causando a balanopostite)
  • Trato digestivo: boca (popularmente chamado de sapinho), estômago e intestinos
  • Bexiga e uretra
  • Trato respiratório: fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, pulmão

Herpes Simples Recorrente

O vírus Herpes SImples pertence à uma família de vírus que possuem neurotropismo, ou seja, afinidade pelas raízes nervosas do nosso corpo.

Existem dois tipos de vírus Herpes Simples: vírus herpes simples tipo 1 (HSV-1) e vírus herpes simples tipo 2 (HSV-2).

O HSV-1 é tradicionalmente relacionado ao herpes labial. Já o HSV-2 é normalmente associado com o herpes genital. Em algumas populações, o inverso pode ocorrer, e o HSV-1 ser mais relacionado com a infecções genitais.

O vírus Herpes, após um primeiro contato no indivíduo, permanece latente nas terminações nervosas próximas ao local de infecção, podendo ser reativado ocasionalmente.

De acordo com estudos de prevalência, aproximadamente 80 a 90% da população adulta brasileira já teve contato com o vírus da Herpes, porém apenas 1% destes manifestará a forma crônica da doença, passando a ter episódios recorrentes de Herpes.

Infecção urinária de repetição

A infecção urinária de repetição é uma importante causa de ida às emergências hospitalares.

É mais comum em mulheres, devido à anatomia feminina na qual a uretra é mais curta e próxima ao ânus, onde estão as principais bactérias causadoras deste tipo de infecção, tais como a Escherichia coli. De acordo com estudos de prevalência, cerca de 80% das mulheres terão ao menos 1 episódio de infecção urinária durante a vida, sendo mais comum na faixa etária de 20 a 40 anos. Porém, até 1/3 dessas mulheres pode vir a ter infecção urinária de repetição (2 ou mais episódios em 6 meses).